Formação superior dos jovens oriundos do campo: uma trajetória em construção
Contenido principal de artículos
Resumen
O objetivo central trabalho é compreender o significado da formação superior universitária para os jovens do campo dos cursos de Pedagogia e Geografia – licenciatura da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste e para seus pais, a partir das características atribuídas, por eles, a essa formação. Para tanto, analisa o modo como os alunos advindos do campo se relacionam com produção do conhecimento na universidade e a sua relação com a vida no campo. Nesse sentido a investigação se configura em um estudo de caso. A pesquisa foi realizada através de uma abordagem qualitativa, fundamentada no método do materialismo histórico dialético. No desenvolvimento da pesquisa foram entrevistados 13 (treze) acadêmicos do curso de Pedagogia e 13 (treze) acadêmicos do curso de Geografia no período de março de2014 a dezembro de 2014. Os resultados demonstram elementos das experiências dos alunos sobre ser ou não no campo, e, suas perspectivas de carreira profissional por meio da educação.
Descargas
Detalles de artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Aquellos autores/as que tengan publicaciones con esta revista, aceptan los términos siguientes:
- Los autores/as conservarán sus derechos de autor y garantizarán a la revista el derecho de primera publicación de su obra, el cuál estará simultáneamente sujeto a la Licencia de reconocimiento de Creative Commons que permite a terceros compartir la obra siempre que se indique su autor y su primera publicación esta revista.
- Los autores/as podrán adoptar otros acuerdos de licencia no exclusiva de distribución de la versión de la obra publicada (p. ej.: depositarla en un archivo telemático institucional o publicarla en un volumen monográfico) siempre que se indique la publicación inicial en esta revista.
- Se permite y recomienda a los autores/as difundir su obra a través de Internet (p. ej.: en archivos telemáticos institucionales o en su página web) antes y durante el proceso de envío, lo cual puede producir intercambios interesantes y aumentar las citas de la obra publicada. (Véase El efecto del acceso abierto).
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.