Desafios do trabalho docente no Brasil em tempos de pandemia
Precariousization of teaching work in Brazil in times of COVID-19
Contenido principal de artículos
Resumen
Objetivo: O artigo buscou destacar, em diálogo com os pressupostos marxistas, as nuances da préza-rização do trabalho docente no Brasil, destacando e problematizando a chamada educação remota como estratégia adotada em tempos de pandemia de covid-19. Metodologia: Nas concepções teórico-metodológicas do materialismo histórico-dialético, buscamos caminhos para uma reflexão crítica sobre o tema, a partir de uma perspectiva conjuntural no que diz respeito às influências ideológicas, econômicas e políticas e às ofensivas ao trabalho docente. As reflexões são referenciadas nos ataques capitalistas e neoliberais que assolam as condições simbólicas e concretas do trabalho do professorado. Resultados: Em busca de uma discussão original, a pesquisa qualitativa revelou que alguns procedimentos determinados para o trabalho docente podem ser entendidos como formas de (re) atualização da exploração do trabalho. Conclusões e discussões: Como conclusões, à luz dos pressupostos marxistas, apontamos que a precarização docente se refere a projetos conservadores e reacionários em disputa por hegemonia em contextos sociais, midiáticos e políticos, que já eram praticados antes da pandemia, e que, antes dela, se mostraram uma poderosa iminência de mercantilização da educação e esvaziamento do sentido político e ontológico do ato de educar.
Descargas
Detalles de artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Aquellos autores/as que tengan publicaciones con esta revista, aceptan los términos siguientes:
- Los autores/as conservarán sus derechos de autor y garantizarán a la revista el derecho de primera publicación de su obra, el cuál estará simultáneamente sujeto a la Licencia de reconocimiento de Creative Commons que permite a terceros compartir la obra siempre que se indique su autor y su primera publicación esta revista.
- Los autores/as podrán adoptar otros acuerdos de licencia no exclusiva de distribución de la versión de la obra publicada (p. ej.: depositarla en un archivo telemático institucional o publicarla en un volumen monográfico) siempre que se indique la publicación inicial en esta revista.
- Se permite y recomienda a los autores/as difundir su obra a través de Internet (p. ej.: en archivos telemáticos institucionales o en su página web) antes y durante el proceso de envío, lo cual puede producir intercambios interesantes y aumentar las citas de la obra publicada. (Véase El efecto del acceso abierto).
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.